Projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/IVC-PEC/4942/2012)
Leonor L. Torres
José A. Palhares (Orgs.) - 2017, Fundação Manuel Leão
XIII CURSO DE VERÃO, CÍRCULO DE SABERES 2018
ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR
5 a 7 de julho de 2018 | Instituto de Educação da Universidade do Minho
Leonor Lima Torres
José Augusto Palhares (Orgs.) - 2014, Editora Mundos Sociais
Durante os próximos dias 5 a 7 de Julho tem lugar o XIII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2018, ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A equipa docente é constituída por: Almerindo J. Afonso, José A. Palhares, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá, com os oradores convidados: Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Luísa Quaresma (Universidade Autónoma do Chile); António Neto-Mendes (Universidade de Aveiro); Andreia Gouveia (Universidade de Aveiro); Germano Borges (Universidade do Minho) e Álvaro Ribeiro (Universidade do Minho).
Como se constrói a excelência na escola pública? Aparentemente simples, esta interrogação interpela a raiz da educação escolar, abrindo o debate às diversas dimensões que estruturam o atual sistema educativo. A expansão de políticas educativas de feição gerencialista colocou na ordem do dia o tema da excelência, não deixando indiferentes os estudantes, as famílias, os meios de comunicação social e as instituições sociais em geral. Em particular nas escolas de ensino público, o enfoque crescente na produção de resultados arrastou consigo novas dinâmicas de gestão e liderança ao serviço da (suposta) “qualidade” e da eficácia escolar.
O Curso de Verão propiciará a partilha de experiências e o debate de resultados de pesquisa sobre a problemática da meritocracia e da excelência escolar, tendo em vista reforçar a reflexividade e o conhecimento sobre o tema. Utilizando a metáfora da escalada para ilustrar o modo como se constrói a excelência e como se atinge o lugar cimeiro (pódio), propõe-se uma abordagem em torno de quatro etapas fundamentais: i) Aclimatização à cultura escolar; ii) Traçar o trilho e prender as cordas (socialização na cultura performativa); iii) Resistência e gestão do tempo e do esforço; iv) Transição para o ensino superior. A incursão pelas várias facetas da excelência escolar contempla, inicialmente, uma conferência sobre a relevância do “capital cultural” e um debate em torno da democratização e da performatividade nas sociedades contemporâneas e, no final, uma discussão sobre a cultura meritocrática no panorama internacional, em contraponto com outras alternativas no quadro de uma escola democrática. O curso encerra com o visionamento de um filme sobre a educação contemporânea e um debate comentado por um investigador.
Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação e animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, dirigentes e técnicos de: autarquias, centros de formação profissional, associações de educação e desenvolvimento local, instituições de solidariedade social, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais, municipais, sindicatos de professores e outras instituições educativas.
A Organização do Projeto,
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Instituto de Educação da Universidade do Minho, 25 de Maio de 2015
Auditório Multimédia do IE
Apresentação
O Seminário Internacional Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa (Excel.pt) visa discutir os principais resultados do projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/IVC-PEC/4942/2012), da responsabilidade de Leonor Lima Torres, Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.
Comissão Científica
Almerindo J. Afonso (Universidade do Minho, Portugal)
António A. Neto-Mendes (Universidade de Aveiro, Portugal)
Fátima Antunes (Universidade do Minho, Portugal)
Jean-Louis Derouet (l’Institut Français de l’Éducation de l’ENS de Lyon, França)
João Teixeira Lopes (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal)
José A. Palhares (Universidade do Minho, Portugal)
Jorge Adelino Costa (Universidade de Aveiro, Portugal)
Leonor Lima Torres (Universidade do Minho, Portugal)
Licínio C. Lima (Universidade do Minho, Portugal)
Luísa Quaresma (Universidad Autonoma de Chile, Chile)
Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Xavier Dumay (Université Catholique de Louvain, Bélgica)
Comissão Organizadora
Leonor Lima Torres (Presidente) - (Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UM))
José A. Palhares (Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UM)
António A. Neto-Mendes (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro)
Andreia Gouveia (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro)
Álvaro Ribeiro (Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UM)
Germano Borges (Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd-UM)
Secretariado
Germano Borges (Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd-UM)
Correio eletrónico - germanopinto@gmail.com