top of page

Leonor Lima Torres é socióloga, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UM) e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma Universidade. Doutora em Educação, na área de conhecimento em Organização e Administração Escolar (2004), pela Universidade do Minho, tem desenvolvido vários trabalhos de investigação no domínio da sociologia das organizações educativas, privilegiando as problemáticas da cultura organizacional escolar, das políticas e práticas de formação em contexto de trabalho e da liderança e excelência escolar. É Investigadora Responsável do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012, intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa, financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde abril de 2013 que desempenha o cargo de Vice-Presidente e de Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

 

José Augusto Palhares é sociólogo, docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UM) e investigador integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma Universidade. Doutor em Educação, na área de conhecimento em Sociologia da Educação, tem incidido os interesses de investigação no âmbito de uma sociologia da educação não escolar e de uma sociologia da juventude. É Investigador do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012, intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa, financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

António Augusto Neto-Mendes é docente no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro e investigador do CIDTFF (Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro). É doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Para além da experiência ao nível da docência e gestão universitária, desenvolve a sua investigação nas áreas da Sociologia da Educação e da Administração Educacional. Interessa-se particularmente pela análise das políticas educativas e das estratégias dos agentes educacionais com vista à produção dos resultados escolares, pela participação das autarquias na educação e pelo trabalho dos professores na organização escolar. É Investigador do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012, intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa, financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Maria Luísa Quaresma licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Doutorou-se em Sociologia pela mesma instituição, com uma tese sobre o sucesso educativo em colégios privados frequentados pelas classes dominantes. Atualmente, é professora titular e investigadora na Universidad Autónoma de Chile e investigadora associada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. É Investigadora do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012, intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa, financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Álvaro Manuel Chaves Ribeiro é investigador e professor no Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho. Após uma Licenciatura em Desporto e Educação na Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto, realizou uma pós graduação em Gestão do Ciclo de Projetos de Cooperação e de Desenvolvimento na Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência Cultura. Em 2010 concluiu o Mestrado em Administração de Organizações Educativas pelo Instituto de Educação na Universidade do Minho. Encontra-se a finalizar o Doutoramento em Organização e Administração Escolar pela mesma Universidade e um outro Mestrado em Economia Social pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto.

Andreia Gouveia é bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal. Foi bolseira de investigação do projecto “Xplika Internacional – análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais” com o qual realizou a sua dissertação de mestrado “Investimentos privados em educação: o caso dos cursinhos comerciais”. Os seus interesses de investigação atuais são a complexa construção dos resultados escolares em Portugal, os exames nacionais, a excelência escolar e a actividade das explicações como “sistema educativo na sombra”.

 

 

Germano José da Conceição Pinto Borges licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, é mestre em Empreendedorismo e Serviço Social pela mesma instituição e doutorando em Ciências da Educação, especialidade em Sociologia da Educação, na Universidade do Minho. É bolseiro de investigação no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd-UM), no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012, intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa, financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Please reload

Curriculum Vitae
Curriculum Vitae
Curriculum Vitae
Curriculum Vitae
bottom of page